Um motorista registrou em vídeo um incêndio de grande escala na região do Pantanal, na noite da última terça-feira (14). O fogo ocorreu na altura do km 646 da BR-262, próximo à localidade de Buraco das Piranhas, no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul.
As imagens impresionantes, que viralizaram nas redes sociais, mostram o horizonte vermelho, trechos com vegetação em chamas e uma fumaça espessa que chega a impedir a visibilidade em alguns momentos.
O vídeo foi gravado por Fausto Ruas, que estava passando pela linha de fogo que varria a vegetação a caminho de Campo Grande, capital do estado, e foram publicadas pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP). O incêndio ocorre em meio a uma nova onda de calor que assola a região central do Brasil.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Confira o vídeo:
O governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência de 90 dias nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauna e Porto Murtinho, que estão sendo afetados pelos incêndios florestais. O decreto foi publicado nesta semana no Diário Oficial do Estado (DOE).
Incêndio no Pantanal Norte
De acordo com o diretor da SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, que está acompanhando a tragédia, a linha de fogo surgiu no Pantanal Norte e se alastrou para a região Transpantaneira. “Devido aos fortes ventos o fogo e a fumaça se espalharam pela região chegando a uma vila que abriga pescadores, pousadas e comunidades tradicionais”, disse Figueirôa.
Os trabalhos para a contenção das chamas no bioma estão sendo feitos pelas Brigadas Pantaneiras, Grupo de Resgate de Animais em Desastre (Grad), Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama, além da ajuda de moradores locais.
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.