Um vídeo sobre como identificar as diferenças entre o alho brasileiro e o alho chinês vem viralizando nas redes sociais desde a última semana. Nele, o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Rafael Corsini, mostra algumas características do alimento para facilitar a escolha do consumidor na hora da compra.
“Todos sabemos que a qualidade do alho brasileiro é superior à do produto chinês. Nos últimos seis anos, a produção de alho no Brasil dobrou e atualmente somos responsáveis por abastecer 50% do mercado interno”, afirmou Corsini.
Alho brasileiro
O presidente da Anapa afirma que é comum encontrar o alho brasileiro com a casca branca ou com tom levemente arroxeado. “Já por dentro, a casca do dente pode apresentar três tons de roxo, do mais leve ao mais escuro, assim como nas pontas”, explica.
Alho chinês
Já quanto ao alho chinês, Corsini diz que a principal característica do produto é a pigmentação mais castanha, lembrando a cor marrom. Contudo, faz um alerta importante. “Na hora de comprar o alimento, e se a dúvida ainda persistir, exija do estabelecimento a comprovação de origem do produto, garantia prevista por lei. Vamos juntos consumir o alho produzido em nosso país e ajudar a fortalecer ainda mais o agronegócio brasileiro”, diz.