Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vinhos produzidos com uvas orgânicas crescem na preferência dos consumidores

Cerca de 5% dos apreciadores optam pelo produto livre de pesticidasEncorpado, com notas de frutas vermelhas, intenso e livre de pesticidas, herbicidas e fungicidas. Em paralelo à oferta crescente de vegetais, frutas e diferentes tipos de alimentos e produtos elaborados a partir de conceitos pró-ambiente, os vinhos orgânicos apresentam-se como uma alternativa ainda mais saudável e ecologicamente correta para os apreciadores da bebida.

Produzidos a partir de uvas cultivadas sem fertilizantes químicos e agrotóxicos, tanto os vinhos orgânicos quanto os biodinâmicos, são elaborados com menos conservantes. O tratamento fitossanitário, controle de pragas e de organismos nocivos, nos parreirais é feito com a calda bordalesa, uma solução com sulfato de cobre que ataca os fungos, porém com bem menos toxinas do que os fungicidas comuns.

? A elaboração do vinho segue os mesmos preceitos, mas a uva tem uma carga de pesticidas muito menor, ou quase nula ? explica o professor e coordenador do curso de tecnologia em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Juliano Garavaglia.

Garavaglia cita o chileno Antiyal como um exemplo de orgânico reconhecido pela qualidade. Pioneiro na produção de vinhos finos do gênero no Rio Grande do Sul, o professor de biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Juan Carrau-Bonomi, tomou a decisão de destrinchar a produção de uvas sem herbicidas e fungicidas em seus vinhedos na fronteira com o Uruguai na década de 1990. Ele reconhece que ainda é preciso avançar em pesquisas.

? Há uma tendência internacional irrevogável. Em termos de saúde preventiva, a alimentação orgânica deveria ser compulsória.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) não tem estatísticas sobre o cultivo de uvas orgânicas no Brasil ? muito menos números precisos sobre quantas garrafas de vinho orgânico brasileiro são colocadas no mercado a cada ano. Figurando entre os maiores produtores do gênero, a Cooperativa Vinícola Garibaldi, da Serra do Rio Grande do Sul, deve produzir neste ano 80 mil garrafas do Da Casa, um orgânico de mesa. Gerente de uma importadora com distribuição para todo o país, Fernando Quimbay atesta a tendência de crescimento. Ele afirma que cerca de 5% dos clientes buscam o produto nas prateleiras. São 2 mil garrafas de importados vendidas por mês.

? Houve algum preconceito. O consumidor pensava que, para a bebida ser de qualidade, precisava de algum produto que o vinho orgânico não tinha. Essa é uma ideia que vem diminuindo muito.

 

Sair da versão mobile