Na oportunidade, os profissionais da imprensa ? que visitam a região desde o último dia 23 ? irão apresentar as oportunidades percebidas para os vinhos do Brasil no mercado externo a partir das visitas realizadas às empresas.
O encontro é uma promoção do Projeto Wines From Brazil, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O evento ocorre no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG).
De acordo com a gestora do APL Vitivinicultura da Serra Gaúcha, Raquel Rohden, o treinamento que as vinícolas vêm recebendo tem por objetivo avaliar o potencial de cada uma das empresas pertencentes ao projeto, visando ao ingresso no mercado internacional.
? No módulo I do treinamento, realizado em agosto, foi abordado o tema exportação de uma forma mais genérica, falando especialmente sobre o processo de exportação, documentação, linhas de crédito e formação de preços para quem pretende lançar seus produtos no exterior. As vinícolas que já exportam também tiveram seu espaço para relatar aos demais empresários essa experiência.
Segundo a gestora, no módulo II do treinamento, realizado no último dia 18 de setembro, iniciou-se um trabalho sobre as exigências e características dos mercados dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.
? Inicialmente foi realizado um treinamento básico e, a partir de agora, vamos partir para temas mais específicos. Os treinamentos ocorrem a cada dois meses aproximadamente ? diz.
A gerente do Projeto Exportação Wines from Brazil, Andreia Gentilini Milan, destaca que os treinamentos oferecidos às vinícolas buscam repassar informações sobre os procedimentos de exportação, buscando contribuir para o ingresso dessas empresas no mercado internacional.
? Identificamos que, além do treinamento, algumas empresas necessitam de apoio para efetuar mudanças em sua estrutura. Assim, serão realizadas consultorias para ajudar essas empresas a identificar as deficiências e adequá-las à exportação.
Por meio do Projeto Wines From Brazil a Apex-Brasil e o Ibravin estão investindo US$ 4,7 milhões em 2008 para a promoção de exportações de vinhos finos brasileiros. Buscando capacitar as vinícolas integrantes do projeto, o Sebrae no Rio Grande do Sul deu início a um projeto-piloto que busca proceder a uma avaliação do potencial das empresas do setor vinícola para o mercado internacional.
O objetivo do projeto é prestar uma assistência às empresas que necessitam trabalhar alguns pontos específicos que garantam uma estrutura ideal para o processo de exportação. Inicialmente, o projeto será implantado na Vinícola Courmayer, localizada no município de Garibaldi.
O Arranjo Produtivo Local (APL) Vitivinicultura da Serra Gaúcha congrega 175 vitivinicultores e vinícolas da Serra Gaúcha dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Veranópolis.