A propriedade de Antonio Lucena exporta cerca de 4,5 mil toneladas de uva por ano e emprega mais de 900 funcionários agora no período de safra.
Para manter o fôlego de todos, ele optou por desenvolver o sistema dos 5Ss, que vem de cinco palavras em japonês, mas que foi adaptada para o português e representam a ordem, a limpeza, os padrões, a disciplina e o senso de utilização. Há quatro meses, o sistema foi implantado em todos os setores da fazenda: desde a produção e colheita, até o packing house.
O programa mudou a rotina de todos os funcionários e buscou ouvir cada um deles, para as melhorias refletirem na vida profissional e pessoal. Os colaboradores, que já passaram pelo treinamento, agora sentem as melhorias dentro do próprio trabalho. Uma das novidades é o carrinho da colheita, que facilita a rotina de quem antes precisava carregar caixas uma a uma.
O gerente de infraestrutura da propriedade, Nilton Cassundé, foi um dos entusiastas da implantação do sistema dentro da empresa e já nota uma maior satisfação e crescimento da produtividade.
? As barreiras da empresa serão ultrapassadas e os resultados serão vistos na fazenda e na vida do colaborador ? avalia.
Quando parte para os custos de implantação, a consultora do Senai Bernardete Martins, que está implantando o sistema a pedido do fazendeiro, explica que o retorno dos investimentos vem através do bem-estar dos colaboradores.
? É relativamente baixo o custo de implantação ? garante.