Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vinicultores do Rio Grande do Sul esperam PEP para escoamento da produção

Este ano foi registrada a maior safra de uva da história do EstadoEste ano o Rio Grande do Sul teve a maior safra de uva da história do Estado. Foram cultivadas, mais de 700 mil toneladas. Para comercializar toda esta produção, o setor espera poder contar com o apoio do governo federal, através do Prêmio para Escoamento do Produto (PEP).

O aumento na produção foi 30% maior do que em 2010, 10% a mais do que em 2008, quando foram colhidas 634 mil toneladas de uva. O Prêmio para Escoamento do Produto, viabiliza leilões para liquidação do volume excedente.

Ficaram nos estoques gaúchos 187 mil litros de vinho remanescentes da safra passada. Com o recorde na produção a tendência é que este ano sobre ainda mais. O uso do PEP seria uma forma de equilibrar o setor produtivo com relação aos preços.

? A oferta maior do que a procura pressiona para baixo os preços e pressiona também o preço da uva. Então quem vai sofrer é a ponta dessa cadeia que são os produtores rurais. A gente está solicitando apoio do governo federal para abertura de novos editais em leilão de PEP para o vinho ? relata o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani.

No ano passado, a oferta do PEP foi de 40 milhões de litros de vinho, mas o mecanismo acabou sendo pouco utilizado porque estava direcionado à destilação.

? Nós estamos solicitando este ano que seja mantida a mesma quantidade de escoamento de 40 milhões de litros, mas não na forma de destilação, mas de escoamento ou de exportação desse vinho ? ressalta Paviani.

As negociações ainda estão em fase de tratativas em Brasília. O governo ainda não deu garantias de que o volume seja o mesmo escoado em 2010 e que possa ser usado apenas para venda do vinho a granel, como desejam os produtores.

? A intenção do mecanismo é fazer um escoamento de um volume significativo de vinho, através das modalidades, sejam elas de vinho propriamente dito ou transformação em destilação para correção de safras futuras. O que o governo tem pra disponibilizar é este apoio na comercialização, fazer o escoamento tirando do mercado esse volume de produto pra garantir o preço da uva ao produtor ? analisa o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/RS), Carlos Farias.

Sair da versão mobile