Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Em visita a Cuba, Dilma assina acordos bilaterais para a ampliação de parcerias na agricultura

Proposta brasileira é incrementar projetos de incentivo ao desenvolvimento agrícola daquele paísA presidente Dilma Rousseff deve assinar nesta terça, em Havana, capital cubana, uma série de acordos bilaterais para a ampliação de parcerias. A proposta é incrementar projetos científicos e tecnológicos nas áreas de agricultura, saúde, ciências e do setor aéreo.

Em fase de aperfeiçoamento e estímulo à produção agrícola, Cuba quer aproveitar o conhecimento dos cientistas brasileiros para capacitar especialistas em novos processos tecnológicos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no que se refere ao combate às pragas que atingem várias culturas, principalmente a soja e o pimentão.

Com o fim da União Soviética, Cuba, único país socialista das Américas, passou a sofrer de forma mais intensa os efeitos do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos desde 1962. Porém, países da região mantêm relações econômicas intensas com os cubanos, como é o caso do Brasil. Só no ano passado, o comércio entre o Brasil e Cuba envolveu US$ 642 milhões.

Nos últimos dois anos, o governo de Raúl Castro estimula a abertura econômica, adotando medidas que visam à autonomia dos cidadãos, como o incentivo à agricultura familiar. Há ainda várias restrições a essas ações, mas o governo promete intensificá-las.

Sair da versão mobile