Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vitivinicultores gaúchos pretendem colher 700 milhões de toneladas da fruta na próxima safra

Município da Serra Gaúcha é responsável por 12% da produção de uva do EstadoO Estado do Rio Grande do Sul começa a se preparar para a próxima safra de uva, que inicia em janeiro. O setor se organiza para conseguir cumprir a projeção de alcançar um volume de 700 milhões de toneladas da fruta.  

O município de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, é responsável por 12% da produção de uva do Estado. São 5,200 hectares dedicados à cultura. Cerca de 1,400 vitivinicultores cultivam 100 milhões de toneladas, todos os anos. O produtor Volnei Bolzoni conta que está na fase final de poda nas parreiras. A técnica garante a sustentação dos cachos e é conhecida por definir a quantidade e qualidade da safra.

Bolzoni produz, em média, 300 quilos de uma variedade da fruta utilizada para o vinho de mesa. Na safra passada, ele teve uma perda de 40% por causa do granizo que caiu na fase de amadurecimento. No entanto, para este ano, a expectativa é de uma realidade diferente.
 
O custo de produção aumentou no último ano. O quilo da fruta alcançou os R$ 0,70, mas com a projeção de colheita farta, os produtores esperam conseguir bons preços.  

De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho, uma tendência do setor vitivinícola para enfrentar os desafios do mercado, é a Associação de Cooperativas e Vinícolas. A aposta para a próxima safra é o suco de uva. No Rio Grande do Sul, uma nova unidade cooperativa está sendo construída em Flores da Cunha para o processamento da fruta.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile