Vitrines de Tecnologias da Embrapa recebem cerca de 140 mil visitantes em 2010

Trabalhos aliam artes plásticas à pesquisa, educação e meio ambienteCerca de 140 mil pessoas visitaram as Vitrines de Tecnologias da Embrapa, em 2010, nas exposições Ciência para a Vida e Agrobrasília, no Distrito Federal, e Agrotins, em Tocantins. As vitrines aliam artes plásticas ao trinômio pesquisa, educação e meio ambiente e expõem os mais recentes resultados de pesquisa de cultivos ornamentais.

No período de 22 de abril a 30 de agosto, produtores, estudantes e técnicos conferiram mais de 200 tecnologias em espaço de 20 mil metros, com desenhos baseados na obra de Athos Bulcão, na sede da Embrapa. A 14ª edição da Vitrine de Tecnologias incluiu 11 novas cultivares lançadas em comemoração aos 37 anos da Embrapa. Foram apresentadas também as cultivares Girassol BRS 321 e Girassol BRS 324, plantas energéticas com alto teor de óleo. Segundo a organização, o público registrado foi de 38 mil visitantes.

Na 3ª edição da AgroBrasilia, organizada pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, a Vitrine de Tecnologias da Embrapa utilizou 80 variedades ornamentais cultivadas em mandala de sete mil metros quadrados. Cinquenta mil pessoas visitaram a mostra, incluindo representantes do setor produtivo nacional e internacional e uma caravana com 53 ministros de Agricultura africanos. O evento reuniu 290 expositores e movimentou negócios no valor de R$ 130 milhões.

Cerca de 90 tecnologias da Embrapa e parceiros foram destaque na vitrine sobre Manejo e uso sustentável da água e do solo na agropecuária, na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). Foram mostrados projetos agrícolas sustentáveis desenvolvidos pela Embrapa e parceiros, como os sistemas Bragantino, Barreirão, Santa Fé e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).