A matéria mais lida no site do Canal Rural na última semana traz uma novidade da Embrapa Agroindústria de Alimentos, sediada no Rio de Janeiro. A empresa de pesquisa apresentou ao mercado dois novos concentrados proteicos, de lentilha e grão-de-bico, com potencial para aumentar a disponibilidade e diversificação de ingredientes usados na formulação de alimentos à base de plantas (plant-based).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no WhatsApp!
O concentrado de lentilha tem cerca de 80 gramas de proteína para cada 100 gramas de produto, ou seja, 80% de proteína. Já o de grão-de-bico possui, aproximadamente, 73 gramas de proteína para 100 gramas, o que representa 73% de proteína.
Os ingredientes possibilitam o acréscimo de teor de proteína a alimentos à base de vegetais que são similares a produtos de origem animal como hambúrgueres, empanados, salsichas, linguiças, bebidas vegetais e iogurtes.
Além disso, também podem ser usados em panificação, bebidas proteicas e suplementos alimentares. A Embrapa alerta, no entanto, que os novos concentrados de lentilha e grão-de-bico não foram desenvolvidos com a finalidade de substituírem o whey protein utilizado para praticantes de exercícios físicos.
Saiba mais sobre os novos produtos acessando a reportagem completa.