Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MAIS LIDAS

Viu isto? Petrobras anuncia que fábrica de fertilizantes no Paraná será reaberta

A Araucária Nitrogenados (Ansa) será a primeira da companhia a voltar a operar no Brasil

Petrobras
Foto: Agência Petrobras

Uma das notícias mais lidas no site do Canal Rural na última semana informa que a Petrobras anunciou que a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), em Araucária, Paraná, será a primeira da companhia a voltar a operar no país.

A previsão é que a unidade seja religada em breve, mas ainda não há uma data definida.

Além disso, em abril, foi anunciado que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, irá a Mato Grosso do Sul para avaliar a situação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (Fafen 3), em Três Lagoas. A Fafen 3 está 80% concluída, mas as obras estão paralisadas desde 2014. Prates estima que a retomada da construção da Fafen 3 leve alguns meses, e que a fábrica entre em operação antes de 2028.

“A gente não tem uma linha do tempo definida, mas tem uma disposição já definida. O nosso Plano Estratégico autorizou, e não só autorizou, como colocou fertilizantes de volta na pauta de investimento da Petrobras”, disse Prates.

A volta das fábricas de fertilizantes da Petrobras é uma importante iniciativa para reduzir a dependência do Brasil das importações de fertilizantes. No ano passado, o país importou 85% dos fertilizantes que consumiu.

Impactos da retomada da produção de fertilizantes pela Petrobras

  • Redução da dependência do Brasil das importações: a Petrobras estima que, com a volta das suas fábricas, a necessidade de importação de fertilizantes pelo país seja reduzida em 40%.
  • Estímulo à agricultura: a produção nacional de fertilizantes trará mais segurança alimentar para o país e ajudará a reduzir os custos de produção dos agricultores.
  • Geração de empregos: a retomada das atividades nas fábricas da Petrobras gerará milhares de empregos diretos e indiretos.

Leia a reportagem completa aqui.

Sair da versão mobile