Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MAIS LIDA DA SEMANA

Você viu? Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

Governo determinou a retirada imediata de dez marcas de azeites de oliva devido a fraudes na importação, adulteração e distribuição

azeite, azeite de oliva, fraude, apreensão
Foto: Freepik

Na última semana, uma matéria sobre fraude em azeites de oliva foi a mais lida no site Canal Rural.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu uma determinação urgente para o recolhimento imediato de dez marcas de azeite, após a descoberta de um esquema de fraude revelado pela Operação Getsêmani.

As marcas afetadas por essa medida são: Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.

A Operação Getsêmani, realizada entre 6 e 8 de março em diferentes estados do país, incluindo Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN), resultou na apreensão de um total de 104.363 litros de azeite de oliva adulterado, além de uma variedade de rótulos e embalagens.

Durante as inspeções, os fiscais descobriram que os azeites estavam sendo comercializados em condições higiênicas inadequadas, apresentando composição desconhecida. Essa situação representa um risco à saúde pública e configura práticas desleais de concorrência.

Para os consumidores que adquiriram essas marcas de azeite de oliva, o Mapa recomenda a interrupção imediata do consumo e a busca de orientações conforme o Código de Defesa do Consumidor para a substituição dos produtos.

Recomendações aos consumidores:

  • Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado.
  • Consulte a lista de produtos irregulares apreendidos em ações do Mapa.
  • Evite comprar azeite a granel.
  • Verifique a data de validade e os ingredientes contidos no produto.
  • Opte por produtos com data de envase mais recente.
Sair da versão mobile