Em atualização no dia 10 de fevereiro, a Agência de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) indicou que o fenômeno La Niña começou a enfraquecer. A probabilidade é de 77% de manutenção do fenômeno entre março e maio e de 57% de chance de neutralidade no inverno, entre junho e agosto.
Nesta semana, essa foi a matéria mais lidas na categoria agricultura do Canal Rural. Confira:
5) ‘Produtor vai ficar sem financiamento e terá que buscar opções mais caras’
Nesta semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu as contratações de crédito rural para a safra 2021/22. A medida pegou o setor produtivo de surpresa, provocando incerteza sobre o financiamento da safra. Para o consultor jurídico e ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), José Carlos Vaz, faltou uma condução melhor dos recursos para o crédito rural. Confira.
4) Suspensão das contratações de crédito rural irá impactar na renda do produtor, diz Sicredi
O ministério da Economia decidiu suspender essas operações com juros mais baixos até o dia 28 de fevereiro. O motivo alegado foi falta de dinheiro para realizar os pagamentos, provocada pela elevação da taxa Selic e do IPCA. A suspensão do subsídio pegou os produtores rurais e o próprio sistema financeiro cooperativo de surpresa. “Tem muito produtor querendo plantar milho safrinha, precisando do dinheiro e eu não posso liberar porque o governo suspendeu as equalizações. Temos a opção dos outros bancos, mas com alternativa de juros mais caros. Se ficar mais caro, aumenta o custo de produção do produtor rural, e de certa forma impacta na renda dele”, diz o gerente de crédito rural do Sicredi, Gilson Faria. Veja mais.
3) La Niña atinge ápice e deve terminar no decorrer do outono
Em atualização no dia 13 de janeiro, a Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (Noaa) indicou que o fenômeno La Niña alcançou sua maturidade. O fenômeno prosseguirá até o outono, aproximadamente o mês de maio, alcançando seu término no início do inverno de 2022. Segundo previsão do tempo, a partir daí, embora exista especulação em torno do aparecimento de um El Niño no segundo semestre, a meteorologia recomenda cautela com a tomada de decisão. Saiba mais.
2) Veja quais regiões terão chuva acima da média no outono
O panorama das chuvas no Brasil deve se manter em relação ao que foi observado desde o início do ano. De acordo com a previsão do tempo, grande parte do Brasil terá chuva acima da média no outono. Confira!
1) La Niña pode acabar mais cedo que o esperado; veja impactos no clima
Em atualização no dia 10 de fevereiro, a Agência de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) indicou que o fenômeno La Niña começou a enfraquecer. A probabilidade é de 77% de manutenção do fenômeno entre março e maio e de 57% de chance de neutralidade no inverno, entre junho e agosto. Leia mais.