Uma das principais mudanças na reforma da Previdência, entregue nesta quarta-feira, dia 20, pelo presidente Jair Bolsonaro aos parlamentares foi a fixação de um valor mínimo para o produtor rural que faz a contribuição sobre a produção agrícola.
A proposta estipula um valor mínimo anual de R$ 600 que o segurado especial (trabalhador rural que individualmente ou em regime de economia familiar atua na atividade agropecuária em pequena propriedade rural), deverá contribuir para contabilizar o ano no cálculo de tempo para concessão do benefício.
Veja abaixo esta e outras notícias que fizeram sucesso nesta semana!
5° Previdência: nova regra prevê idade mínima de 60 anos para homens e mulheres
A proposta de mudança da reforma a Previdência apresentada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira, dia 20, prevê idade mínima para aposentadoria rural de 60 anos para homens e mulheres. Antes, mulheres podiam se aposentar com 55 anos e homens com 60 anos. A nova regra também estipula uma contribuição geral de 20 anos. Entenda mais
4° Com prêmio mais alto nos portos, preço da soja deve subir, diz analista
O mercado externo segue de olho nas negociações sobre o fim da guerra comercial entre americanos e chineses. Até o momento, o produtor rural brasileiro tem se beneficiado com com o impasse entre as duas potências.
Segundo o analista de mercado Étore Baroni, em fevereiro deste ano, cerca de 11 milhões de toneladas de soja esperam nos portos para embarcar, contra 3 milhões de toneladas exportados no ano passado. Além disso, o impasse entre EUA e China está elevando ainda mais o prêmio da oleaginosa. Veja a matéria completa!
3° Lavouras do Piauí são exemplo de como não sofrer com longas estiagens
Preocupados com a sanidade das plantas, agricultores do Piauí estão buscando conhecimento para se antecipar aos cuidados necessários para garantir boas produtividades. Um dos principais desafios por lá é a instabilidade climática, mas com o manejo correto os ganhos podem surpreender. Veja como.
2° Bolsonaro se apresenta como ‘soldado’ dos produtores rurais
O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou na noite desta terça-feira, dia 19, que estará ao lado da agricultura e que fará de tudo para que produtores rurais tenham segurança jurídica para plantar e produzir. Durante evento de posse do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) como novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Bolsonaro reconheceu o árduo trabalho da classe produtora e se apresentou como um soldado dos produtores rurais.
“(Venho) a todos vocês, me apresentando agora como um soldado de vocês, a comando da Tereza Cristina (ministra da Agricultura), saudando o Alceu como novo presidente da FPA, é que estamos a disposição de vocês para fazermos um Brasil que todos nós merecemos”, falou em discurso. Veja a matéria na integra.
1 ° Previdência: mudança na contribuição sobre produção é injusta, diz advogada
A proposta estipula um valor mínimo anual de R$ 600 que o segurado especial (trabalhador rural que individualmente ou em regime de economia familiar atua na atividade agropecuária em pequena propriedade rural), deverá contribuir para contabilizar o ano no cálculo de tempo para concessão do benefício.
Na visão da advogada Jane Berwanger, a medida pode ser considerada injusta, pois da forma que foi colocada na reforma, não se partilha o risco entre ambas as partes, fato que pode inviabilizar muitas famílias de se aposentarem. Confira!