Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Você viu? Nuvem de gafanhotos é avistada em MT e assusta comunidade rural

Essa foi a notícia mais lida da semana sobre agricultura. Completam o ranking previsão do tempo para quem vai plantar em setembro, complicações no plantio da soja em 2021 e mais, confira!

Uma nuvem de gafanhotos assustou moradores de comunidades rurais de Cuiabá (MT) nos últimos dias. Relatos de moradores do Distrito da Guia, cerca de 30 quilômetros do centro da capital, dizem que os insetos estão atacando árvores frutíferas, desfolhando mangueiras, coqueiros e cajueiros, além da produção de hortaliças.

Essa foi a notícia mais lida da semana sobre agricultura. Completam o ranking previsão do tempo para quem vai plantar em setembro, complicações no plantio da soja em 2021 e mais, confira!

5° Mato Grosso: veja quais regiões terão chuvas e poderão plantar soja em setembro

grãos soja
Foto: Paulo Lanzetta

Setembro já começa com a grande expectativa em relação as chuvas, até para que seja possível dar a largada para o plantio da safra de soja 2020/2021. Em Mato Grosso, maior estado produtor de soja do Brasil, terá chuva em alguns pontos. A quantidade desta chuva é que vai definir se o sinal é verde, amarelo ou vermelho para jogar as sementes em campo assim que chegarmos no fim do vazio sanitário, no próximo dia 15.

“Em todo noroeste de Mato Grosso, o sinal é verde para o plantio. A cidade de Aripuanã, localizada neste trecho do estado, vai receber quase 80 milímetros de chuva em setembro. É uma chuva mais concentrada nos últimos 10 dias do mês, mas nada impede que se registre algumas pancadas mais isoladas antes disso. Somando a chuva de setembro com a que está prevista para outubro, temos mais de 330 milímetros o que vai garantir plena germinação e início de desenvolvimento da soja”, afirma a editora de tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva. Leia mais aqui. 

4° Milho pode chegar a até R$ 77 por saca no fim de novembro, estima consultoria

Foto: Renata Silva/Embrapa Rondônia

O preço do milho pode chegar a R$ 77 por sacas até o fim de novembro, de acordo com a consultoria T&F. O analista Luiz Carlos Pacheco afirma que seria um lucro extraordinária, de quase 85%.

Segundo o especialista, no ano passado, quando foram plantadas as lavouras de grãos, o mundo não contava com uma pandemia, como a do novo coronavírus, e o dólar subindo e impulsionando os preços das commodities. “O dólar foi o principal fator responsável pelas altas, e não só do milho em grão, mas também das carnes”, diz. Confira entrevista completa, aqui. 

3° Previsão do tempo traz alerta para a soja em fevereiro no Rio Grande do Sul

Foto: Daniel Popov

O Rio Grande do Sul pode enfrentar problemas com o em fevereiro de 2021. Neste mês, a soja plantada ainda estará em fase de desenvolvimento, necessitando de umidade para completar o ciclo de enchimento de grãos. Entretanto a previsão mostra que faltará água para o estado no mês.

“Isso não significa que não choverá no estado, mas a meteorologia aponta para um volume muito abaixo do normal para o mês”, diz a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva. Entenda mais. 

2° Quer plantar em setembro? Veja a previsão do tempo para todo o Brasil

Foto: Agrosoja-RO

Setembro marca o fim do inverno e o início da primavera, no dia 22 de setembro, às 10h31. É normal ainda haver registros de ondas de frio, mesmo que não muito intensas, e temporais isolados. Em relação ao oceano Pacífico, há poucas novidades: o mês deve se manter em neutralidade climática, sem El Niño ou La Niña, porém com as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste, mais perto da América, com um viés negativo.

A primeira quinzena de setembro deve ser marcada por um bloqueio atmosférico. Isso acontece quando os ventos mudam de padrão lá no oceano Pacífico e impedem a passagem de frentes frias pelo Centro-Sul do Brasil. Consequentemente, uma área de alta pressão se forma no centro do país e uma massa de ar quente e seco vai ganhando força no decorrer dos dias. Dessa forma, fica a preocupação com os níveis dos reservatórios e com as queimadas. O Pantanal apresenta um número de focos de incêndio 190% maior do que no ano passado. Confira a previsão completa aqui! 

1° Nuvem de gafanhotos é avistada em Mato Grosso e assusta comunidade rural 

Segundo ela, a comunidade é formada por pequenos agricultores. “Muita gente cultiva caju e manga para fazer doces para vender. Com a chegada desses gafanhotos, não vamos conseguir fazer o nosso trabalho”, disse.

Nesta quinta, os moradores chamaram a prefeitura para que alguma atitude seja tomada em relação à praga. “Eles vieram aqui e informaram que é preciso fazer um levantamento para poder atacar esses insetos de maneira efetiva”. Veja a matéria completa, clicando aqui. 

Sair da versão mobile