A Somar Meteorologia indica que o padrão de chuva em dezembro deve ser diferente. A meteorologista Desirée Brandt explica que pelo menos até o dia 20 do mês, há previsão de muita chuva entre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Notícias Relacionadas
“Novembro já terminou com chuvas expressivas no Sudeste e Centro-Oeste. Já no Rio Grande do Sul, o fim do mês foi marcado por queda nas precipitações, bem diferente do restante do mês, que teve muita chuva”, relembra.
O clima no Brasil foi uma das principais noticias mais lidas da semana no portal de noticias do Canal Rural. Completam o nosso ranking o governo que defende taxação de subsídio sobre energia solar, o asfaltamento da BR-163 após 43 anos e muito mais, confira!
5º Vai investir no milho segunda safra? Veja se o tempo vai cooperar
Geada, chuva volumosa e janelas de tempo seco começaram a ser previstas pela meteorologia. A meteorologia indica que o próximo ano será de neutralidade climática, o que traz variação no regime de chuvas e na temperatura, segundo a meteorologista Desirée Brandt.
Por enquanto, os modelos não mostram o frio chegando mais cedo, mas isso pode mudar. O plantio do grão pode sofrer atrasos, porque a safra de verão acabou sendo afetada pela demora na chegada das chuvas. “Se a janela do milho segunda safra sofrer novos atrasos, o risco para pegar geadas lá na frente aumenta”. Veja a previsão completa.
4º Após 43 anos de espera, BR-163 finalmente está asfaltada
Falta pouco mais de um mês para os agricultores das regiões norte e médio-norte de Mato Grosso iniciarem a colheita da soja. A expectativa é de que, pela primeira vez, o escoamento da safra rumo ao porto de Miritituba – no Pará – não registre cenas que se tornaram comuns nos últimos anos: longas filas de caminhões atolados, motoristas parados há dias (e até semanas) na estrada em uma espera que nunca tinha data certa para acabar.
Pouco mais de quatro décadas após a sua inauguração (1976), a pavimentação total da estrada finalmente se tornou realidade. A informação foi divulgada em 30 de novembro, nas redes sociais do Exército Brasileiro, e repostada pelo Ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas. Leia a matéria completa.
3º Previsão do tempo: saiba onde chove em janeiro, fevereiro, março e abril
Algumas regiões do Brasil devem ter chuvas acima de 300 milímetros e prejudicar lavouras nos próximos meses. A Somar Meteorologia indica que em janeiro algumas regiões do Brasil devem receber mais de 300 milímetros de chuva acumulada.
De acordo com a meteorologista Heloísa Pereira, se no começo da safra em algumas áreas sofreram com o tempo seco, a partir do próximo mês as precipitações voltam com força. Saiba mais informações aqui!
2º Energia solar: governo defende taxação dos subsídios
Os subsídios para a instalação de painéis solares pelos consumidores de energia dividiram opiniões em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Câmara. Representantes do governo federal e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) defenderam a revisão dos benefícios concedidos aos consumidores que investem em energia solar para gerar ao menos uma parte da eletricidade que utilizam.
Até 30 de dezembro, a agência reguladora está com uma consulta pública em aberto recebendo sugestões sobre o tema. Entenda mais, aqui.
1º Previsão do tempo: padrão de chuva deve ser diferente em dezembro
No Sul do Brasil, a chuva deve ser mais volumosa e abrangente, principalmente no Paraná. “Então até mesmo dentro do Sul do país, o padrão de chuva agora muda”. Veja mais regiões do país, aqui.
O Canal Rural quer saber o que você deseja para a agropecuária brasileira no ano que vem. A editora de Tempo, Pryscilla Paiva, explica como participar. Grave seu vídeo e mande para o nosso WhatsApp (11) 98524-0073.