5º Três novas ondas de frio devem atingir o Brasil até o fim do mês; saiba onde
A maior novidade do tempo na semana é o avanço das frentes frias chuvosas pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O acumulado previsto em três dias, de sexta-feira 21 a domingo, 23, será baixo e não há previsão de uma grande reposição da umidade do solo.
Com as frentes frias ativas mais ao Norte, as ondas de frio também avançam mais pelo Centro-Sul do Brasil. “São três quedas consecutivas, uma no dia 19, outra em 27 e a terceira entre 29 e 30 de maio. A segunda e a terceira ondas de frio serão as mais intensas, mas não devem alcançar áreas de milho, café e cana de açúcar, por exemplo, ao menos com as projeções feitas por enquanto. No Paraná, a mínima prevista alcança 4 °C em Cascavel e Pato Branco no dia 26 de maio e 5 °C em Francisco Beltrão nos dias 26 e 27 de maio”, afirma Pryscilla, editora-chefe do tempo do Canal Rural. Entenda.
4º ‘EUA dão sinais de desabastecimento e intensificam compras de soja brasileira’
Com os estoques nos Estados Unidos nos menores níveis dos últimos 6 anos, o país tem intensificado a compra de soja aqui do Brasil. De janeiro a abril, já são mais de 30 mil toneladas e os embarques devem continuar, pelo menos, até a entrada da safra na América do Norte.
Segundo o analista de mercado Carlos Cogo, esse movimento é natural, mas os volumes estão bem acima da média histórica. “Esse é um movimento normal e dá sinais claros de desabastecimento nos EUA. Tem muito a ver com as questões internas de logística. Normalmente essas exportações se dão para esmagadoras para a costa leste, porque é muito caro levar do Meio-Oeste americano para a costa leste”, disse. Veja a análise completa.
3º Previsão do tempo: neutralidade climática deve durar até agosto
A meteorologia destaca que ainda há probabilidade do La Niña para os próximos trimestres. A influência do fenômeno deve ser observada até o fim do outono. A partir do inverno, o tempo sente os efeitos da neutralidade climática, que deve durar até agosto.
“No entanto, mais para o fim do ano, começa a aumentar a probabilidade do La Niña. E isso pode trazer chuva irregular no final para o centro e Sul do Brasil. Não será tão grave quanto a falta de chuva do ano passado, mas não dá para descartar a irregularidade ou o atraso da chuva”, afirma Desiree Brandt, da Somar Meteorologia. Saiba mais.
2º Combustível: demanda por etanol e gasolina despenca no Brasil
A demanda por etanol e gasolina no Brasil despencou durante o mês de março, impactada principalmente pelas restrições de mobilidade por todo o país, em especial no estado de São Paulo, devido à pandemia da Covid-19. É o que aponta o Relatório de Petróleo da América Latina da S&P Global Platts Analytics, que mostra ainda que o diesel teve um cenário completamente oposto, com a demanda sustentada por setores como a agricultura e o transporte. Entenda.
1º Chuva no Centro-Oeste? Confira a previsão do tempo para o fim de maio
A região central do Brasil apresenta uma sequência de dias sem chuva e, quando chove, vem de maneira isolada. Segundo o meteorologista da Somar Celso Oliveira, essa é a característica da época do ano, com tempo mais seco e temperaturas mais baixas.
“Até 24 de maio, precipitação de 15 milímetros no norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná, que ajuda o preparo do solo para instalação do trigo. No Sudeste e Centro-Oeste com tempo mais seco, com chuva apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul e noroeste de Mato Grosso”, disse o meteorologista. Confira a previsão completa.