Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Volume embarcado de café em setembro sobe 7,8% em relação a 2013

Conselho dos Exportadores de Café do Brasil apontou alta de 42,9% na receita no mesmo períodoO volume de café embarcado pelo Brasil, maior produtor e exportador mundial, cresceu 7,8% em setembro passado, em comparação com mesmo período de 2013. Foram exportadas 2,940 milhões de sacas de 60 kg (verde, torrado e moído e solúvel) ante 2,727 milhões de sacas em setembro de 2013. Os números fazem parte de levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), divulgado nesta quarta, dia 8.

• Produção de café pode superar em 21% a safra anterior no Espírito Santo

O diretor-geral do CeCafé, Guilherme Braga, destaca em comunicado que o Brasil sustenta um nível de exportações altamente expressivo, mesmo em um período de frequente volatilidade de preços. Segundo ele, de janeiro a setembro de 2014 houve um aumento no volume exportado de quase quatro milhões de sacas em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso representa uma média mensal de três milhões de sacas, informa Braga.

De acordo com o levantamento, a variedade arábica respondeu por 81,4% das vendas do país no período de janeiro a setembro; o solúvel por 10%; o robusta por 8,5%; e o torrado e moído por 0,1% das exportações. Os cafés diferenciados (arábica e conilon) tiveram participação de 22,4% nas exportações em termos de volume e de 29,2% na receita cambial.

O relatório mostra, ainda, que no acumulado de janeiro a setembro de 2014 a Europa foi o principal mercado importador de café do Brasil, respondendo pela compra de 54% do total embarcado do produto. Na sequência, os principais compradores foram América do Norte (25% do total), Ásia (15%), América do Sul (3%), África (1%), América Central (1%) e Oceania (1%).
 

Agência Estado
Sair da versão mobile