Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Volume exportado da maçã é o menor desde 2006, diz Secex

Baixa qualidade é decorrente das altas temperaturas ou do granizo durante o desenvolvimento das frutasA exportação de maçã tem sido comprometida pela menor oferta e pela qualidade abaixo da ideal da fruta. Por outro lado, a colheita reduzida tem impulsionado as cotações, tornando o mercado doméstico atrativo. A análise é do Cepea.

De janeiro a março, o volume enviado ao exterior totalizou 18 mil toneladas, 42% abaixo do primeiro trimestre de 2013 e o menor desde 2006, quando o país exportou 12 mil ton, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A receita gerada pelas exportações nos três primeiros meses deste ano foi de US$ 12 milhões, redução de 46% frente ao mesmo período do ano passado.

Apesar das exportações da fruta estarem em baixa, produtores estimam que a oferta de “maçã de indústria”, supere a do ano anterior. Com isso, é possível que haja incremento na fabricação de suco e aumento das exportações desse produto.

O número, porém, tem sido pequeno. De janeiro a março, foram exportados quase 3 mil ton de suco, volume 50% menor que o do mesmo período de 2013, segundo a Secex. A receita somou US$ 4 milhões, 49% abaixo na mesma comparação.

• Leia mais notícias sobre comércio exterior

• Senador apoia certificação geográfica para maçã catarinense

Sair da versão mobile