Volume de negócios no mercado futuro do etanol aumenta 62% em 2012

De acordo com a Única, número de contratos deve ultrapassar os 100 mil neste anoProdutores e indústrias de cana-de-açúcar nunca se protegeram tanto no mercado futuro. O volume de negócios cresceu mais de 62% nos dois primeiros meses deste ano. No total, foram mais de 15 mil papéis.

Apenas em fevereiro, foram abertos mais de 9,7 mil contratos no mercado futuro do etanol na BM&FBovespa. O número é 47% superior ao mesmo período de 2011.

O diretor de commodities da bolsa, Ivan Wedekin, diz que impostos e a política econômica do Brasil limitam o crescimento do mercado. Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro, concorda que o setor encontra barreiras no sistema de tributação. Para ele, o incentivo ao mercado futuro é fundamental para criar uma base de preços antecipada e reduzir as oscilações.

Mesmo assim, a expectativa é que o volume de papeis cresça em 2012. De acordo Antônio de Pádua, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única), o volume deve ultrapassar os 100 mil contratos. Pádua também afirma que o grande desafio do setor será atrair novos investidores para tornar a bolsa uma referência na formação de preços.