Votação dos projetos do pré-sal é adiada

Disputa pelos recursos das áreas já licitadas do pré-sal divide governistas no CongressoA pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a votação dos projetos do pré-sal foi adiada até que se resolva o impasse entre Estados produtores e não produtores. Lula avisou a integrantes da base aliada que pretende retomar pessoalmente as negociações.

Para colocar um ponto final na disputa pelos recursos das áreas já licitadas do pré-sal que dividiu os governistas no Congresso, Lula está sendo pressionado por governadores, deputados e senadores a abrir mão de parte dos repasses a que a União tem direito.

A proposta de reduzir a fatia da União para beneficiar Estados e municípios não produtores foi apresentada ontem ao Planalto pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), relator do projeto que cria o novo modelo de exploração e redistribui os recursos dos royalties do pré-sal.

Ainda não foram definidos os valores. Mas, na prática, a proposta sacrifica o Fundo Social, criado para subsidiar ações de desenvolvimento regional com dinheiro do pré-sal.