Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Workshop fala da importância de estudos prolongados sobre diversidade biológica

Pesquisas são fundamentais para determinar a abundância da biodiversidade, mas enfrentam grandes dificuldadesCom o objetivo de sensibilizar a comunidade científica a respeito dos chamados programas de estudos de longa duração sobre biodiversidade, o Programa Biota-FAPESP realizará, no dia 23, em São Paulo, o International Workshop on Long-term Studies on Biodiversity.

Tendência em vários países, os chamados estudos de longa duração sobre biodiversidade possibilitam entendimento dos processos biológicos e humanos que determinam o padrão de distribuição e abundância de espécies.

Ainda são poucos no Brasil os programas de pesquisa que durem mais de dois ou três anos. Além disso, a falta de integração dos estudos, a sobreposição de projetos em um mesmo sítio e ausência em outros limitam o entendimento dos impactos que as mudanças ocorridas em determinado local podem provocar em outros.

? Fazer pesquisa de longa duração em documentação e conservação da biodiversidade implica mudanças na maneira de fazer pesquisa, por parte do pesquisador, desde a escolha do bioma a investigar até a forma de sistematizar e compartilhar dados. Já por parte das agências de fomento, é necessário criar programas em que a dimensão temporal esteja formalmente prevista e planejada ?, disse Luciano Verdade, professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro da coordenação do Biota-FAPESP.

No workshop, Penelope Firth, da Divisão de Biologia Ambiental da National Science Foundation, dos Estados Unidos, apresentará a palestra Dimensions on Biodiversity, sobre o programa de documentação da biodiversidade financiado pela agência. O programa de longa duração sobre processos ecológicos National Ecological Observatory Network (NEON) será o tema da palestra de Michael Keller.

O programa Long-Term Ecological Research (LTER), de Portugal, será o tema da palestra de Margarida Santos-Reis, da Universidade de Lisboa e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Flávia Costa, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), falará sobre o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), coordenado por ela. O programa do Ministério da Ciência e Tecnologia, de abrangência nacional, aborda um grande número de sítios de estudos de biodiversidade com padronização amostral e um banco de dados aberto à sociedade.

Avaliação Intermediária de Programas de Longa Duração será o tema de Rafael de Sa, da Divisão de Biologia Ambiental da NSF. Banco de Dados Compartilhado será o tema de Luiz Horta, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apresentará a estrutura e funcionalidade do Banco de Dados do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA), do Inpa.

O workshop será realizado no Espaço APAS (Associação Paulista de Supermercados ? Rua Pio XI, 1.200, Alto da Lapa). As inscrições, programação e mais informações podem ser consultadas no site.

Sair da versão mobile