Agronegócio

Wuhan, epicentro do coronavírus, é liberada parcialmente da quarentena

Empresas relacionadas à economia nacional e à cadeia industrial global estão liberadas. Empresas fora desta situação não podem retomar os negócios até 21 de março

Foto: Xinhua/ Pang Xinglei

Após visita do presidente da China,  Xi Jinping,  pela primeira vez desde o início do surto Coronavírus na província de  Wuhan, epicentro da doença, o governo anunciou nesta quarta-feira, 11, que algumas das principais indústrias devem voltar ao trabalho pela primeira vez desde o inicio da doença.

Além disso, de acordo com nota oficial, voltará a ser permito que as empresas ligadas ao fornecimento de recursos médicos, necessidades diárias e materiais agrícolas voltem ao trabalho. As empresas relacionadas à economia nacional, à subsistência das pessoas e à cadeia industrial global também estão liberadas a retomarem gradualmente as operações com aprovação. As empresas fora desta situação não podem retomar os negócios até 21 de março.

Demais regiões

Em outras regiões de alto risco fora de Wuhan, retomarão a produção as empresas importantes para o controle e prevenção da epidemia, como serviços públicos, os meios de subsistência das pessoas e para a produção agrícola. As empresas de finanças, seguros, portos e estações de carga e as principais empresas de apoio à cadeia industrial também retornarão às operações gradualmente.

Nas regiões com baixo e médio risco em Wuhan, os setores orientados a serviços, como tecnologia da informação e serviços jurídicos e contábeis, podem retomar a operação ordenada. No entanto, a retomada do trabalho não é permitida em locais de grande circulação, como teatros, livrarias, academias e restaurantes, antes que a situação tenha uma melhora significativa.

Quarentena 

Wuhan continuará com o controle estrito de pessoas que saem da província e adota uma política diferenciada de controle de pessoal por meio de um aplicativo móvel. Cada residente da província receberá um código de saúde, permitindo que pessoas saudáveis das áreas de médio e baixo risco façam viagens dentro da província.

Voos, trens, ônibus e navios de passageiros retomarão a operação gradualmente nas regiões de baixo e médio risco em Hubei, enquanto Wuhan e outras regiões de alto risco continuarão a proibir os serviços.