Yara Fertilizantes planeja construir fábrica de nitrato de amônia na Austrália

Unidade deverá produzir cerca de 300 mil toneladas do composto por anoA fabricante de fertilizantes Yara International ASA informou nesta quarta, dia 23, ter assinado uma carta de intenções com a espanhola Técnicas Reunida para a construção de uma fábrica na Austrália, com custo estimado em cerca de US$ 700 milhões. O grupo norueguês também planeja uma joint venture com a australiana Burrup Holdings Pty Ltd. A unidade, assim que estiver em operação, deve produzir cerca de 300 mil toneladas de nitrato de amônia por ano, de acordo com a Yara.

O analista da Agilis Securities, Are Grongstad, classificou a notícia como boa, já que o mercado estava ansioso para ver um movimento da Yara no setor industrial.

? O acordo não é tão significativo, mas é positivo que eles estejam fazendo algo no segmento industrial, onde as margens são altas e os lucros podem ser bons ? disse.

O contrato de construção será transferido para Burrup Nitrates, uma joint venture que a Yara planeja formar juntamente com a Burrup Holdings Pty, na qual a companhia norueguesa deterá uma fatia de 35%. A Yara possuirá 67,5% direta e indiretamente da Burrup Nitrates.

A fábrica será construída próximo da instalação de amônia da Burrup Holdings. A Yara espera se beneficiar de sinergias decorrentes da localização. A empresa norueguesa revelou que tem um acordo para comercializar toda a produção da unidade, e informou que a instalação suprirá primeiramente a região de Pilbara, na Austrália. A área, segundo a Yara, abriga uma indústria de minério de ferro de rápido crescimento.

O pacto está sujeito à aprovação do conselho da australiana Burrup Holdings. As informações são da Dow Jones.