O analista da Agilis Securities, Are Grongstad, classificou a notícia como boa, já que o mercado estava ansioso para ver um movimento da Yara no setor industrial.
? O acordo não é tão significativo, mas é positivo que eles estejam fazendo algo no segmento industrial, onde as margens são altas e os lucros podem ser bons ? disse.
O contrato de construção será transferido para Burrup Nitrates, uma joint venture que a Yara planeja formar juntamente com a Burrup Holdings Pty, na qual a companhia norueguesa deterá uma fatia de 35%. A Yara possuirá 67,5% direta e indiretamente da Burrup Nitrates.
A fábrica será construída próximo da instalação de amônia da Burrup Holdings. A Yara espera se beneficiar de sinergias decorrentes da localização. A empresa norueguesa revelou que tem um acordo para comercializar toda a produção da unidade, e informou que a instalação suprirá primeiramente a região de Pilbara, na Austrália. A área, segundo a Yara, abriga uma indústria de minério de ferro de rápido crescimento.
O pacto está sujeito à aprovação do conselho da australiana Burrup Holdings. As informações são da Dow Jones.