
A fabricante norueguesa de fertilizantes Yara firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para apoiar o Programa Recupera Rural RS, com foco na recuperação agropecuária sustentável do Rio Grande do Sul.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O acordo, anunciado na terça-feira (18), durante a 35º Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, em Capão do Leão (RS), envolve um aporte de R$ 450 mil da Yara na iniciativa, além da transferência de conhecimento e tecnologia em soluções nutricionais voltadas à construção de sistemas alimentares mais resilientes e sustentáveis.
Primeira etapa
Os trabalhos se concentrarão em quatro áreas prioritárias das grandes Bacias Hidrográficas Taquari-Antas e Baixo Jacuí, incluindo a implantação de Unidades de Referência Tecnológica (UTRs) para demonstração de tecnologias adequadas para a recuperação do solo, contenção de erosão e restauração da vegetação em áreas consideradas sensíveis, bem como capacitação de técnicos e agricultores.
Em nota, a empresa disse já ter mobilizado mais de R$ 2,5 milhões em recursos próprios e arrecadações para apoiar os esforços de recuperação do Estado. A proposta é que as ações nas regiões prioritárias possam servir de modelo e base para o planejamento e replicação em outras áreas afetadas no estado.