Zona de Processamento de Exportação será instalada em Uberaba (MG)

Empresas de beneficamento terão incentivos governamentais para produção destinada ao mercado internacionalO governo federal criou nesta segunda, dia 18, por meio de decreto, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Uberaba, em Minas Gerais. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.

A ZPE é um condomínio industrial incentivado, no qual as empresas instaladas terão tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciados, com a condição de destinarem pelo menos 80% da produção para o mercado externo.

A região atua no beneficiamento de matérias primas derivadas da agropecuária. Com a ZPE, o município pretende atrair investimentos nas áreas de processamento de carnes (bovina e de frango) e de produção de óleo e farelo de soja.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), outras cadeias produtivas com potencial para instalação na ZPE seriam a sucroalcooleira, couro, produtos lácteos, moveleira, químicos e cosméticos. Os principais mercados de destino das exportações do município, em 2010, foram Iraque, Egito, Argentina, México e China.

Agência Estado