Um grupo de 30 investidores internacionais solicitou uma reunião com embaixadores do Brasil, para discutir as políticas ambientais adotadas no país. O pedido foi enviado nesta segunda-feira, 22, por meio de carta, às embaixadas brasileiras nos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, França, Noruega e Suécia.
Para o comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, o discurso negativo em torno do sistema ambiental brasileiro não é novidade. “Tudo começou com grupos ideológicos aqui do país e eles venderam essa imagem negativa para outros países do mundo. E com isso, agora investidores, que ainda não sabemos de onde e quem são, estão pressionando o Brasil”, disse o comentarista.
“O Brasil pode perfeitamente dar explicações, tanto das legislações que estão tramitando quanto das que estão sendo praticadas. Podemos falar ainda de como criamos um mecanismo para defender não só a Amazônia, mas todos as florestas. Podemos falar sobre a nossa rigorosa legislação que protege as matas e Cerrado, muito mais do que os países europeus”, afirmou.
Ainda segundo Alexandre Garcia, o Brasil é um dos poucos países que consegue avançar na produção agrícola sem prejudicar o meio-ambiente. “Essa é política atualmente no Brasil e tudo isso é muito fácil de explicar à qualquer país, mas estamos vendo uma propaganda negativa do Brasil pelo mundo”, afirmou.