A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Agricultura lançam nesta sexta-feira, 20, a plataforma ID Agro, desenvolvida para que os produtores rurais possam, gratuitamente, registrar tratores e máquinas agrícolas.
A Plataforma de Registro e Gestão de Serviços, Marcas, Tratores e Equipamentos (ID Agro) foi desenvolvida em uma parceria da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa com o Instituto CNA (ICNA). A iniciativa atende uma lei federal que liberou tratores agrícolas do emplacamento e do licenciamento, mas tornou obrigatório o registro em um cadastro específico do Ministério da Agricultura.
O registro na plataforma trará uma série de benefícios aos produtores rurais, além de não implicar em nenhum tipo de custo adicional. Um desses benefícios é que os tratores, por exemplo, passam a ter um documento oficial que permitirá a circulação em vias públicas.
- Máquinas agrícolas: pandemia da Covid-19 causou falta de matéria-prima
- Máquinas e equipamentos: Banco do Brasil reforça crédito com R$ 1 bilhão
“Essa plataforma permite que os produtores possam registrar os tratores e possam andar com um documento válido em todo o território nacional. Entre os benefícios, há a possibilidade para transitar em vias públicas com a documentação adequada, mas vale ressaltar que essa permissão é válida apenas para tratores nas dimensões permitidas para trafegar nessas vias e com os equipamentos obrigatórios de segurança”, disse o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro.
A plataforma, segundo a CNA, dará mais segurança aos processos de financiamento e na contratação de seguro do equipamento, facilitando também as operações de crédito e venda já que a rastreabilidade estará garantida. “ Atualmente, o único documento do veículo é a nota fiscal e, com o ID Agro, agora todo trator terá um documento próprio e rastreabilidade de quem foram os donos anteriores”, disse.
O registro no ID Agro também uma central de comunicação para eventuais sinistros e furtos dos tratores. “Há uma proposta para fazer uma integração com a plataforma nacional de segurança pública para que seja repassada a informação do roubo para as equipes policiais em todo o Brasil”, completou.
Até 20 de março de 2021, a plataforma vai ter uma fase piloto em que somente alguns agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos.
A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será feito um piloto para tratores antigos. “Será necessária uma adequação, pois as concessionárias terão que fazer uma vistoria do trator, principalmente dos itens de segurança obrigatórios para transitar em via pública”, conta o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Ribeiro.
A ID Agro poderá ser utilizada direto por aparelhos celulares Android, mas em breve também estará para iOS e na web.