O cavalo crioulo abriu a programação da primeira Expointer Digital e as provas finais do Freio de Ouro 2020 já estão acontecendo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul, desde quinta-feira, 24. Já nesta sexta-feira, 25, o dia será marcado pelas provas funcionais em que são testadas as características como a doma, a resistência e a docilidade que formam o perfil do cavalo crioulo.
O Freio de Ouro é a prova máxima da raça que faz uma avaliação rigorosa e integral dos animais. As classificatórias deste ano reuniram 439 participantes nas sete semifinais, incluindo a Argentina e o Uruguai.
Somente 80 animais – 46 fêmeas e 34 machos – chegaram à grande final e estão na disputa dos títulos máximos: Freio de Ouro, Freio de Prata, Freio de Bronze e Freio de Alpaca.
Na morfologia, 12 animais apresentaram média acima de oito pontos, feito histórico e que mostra que a disputa, até domingo, será acirrada e emocionante.
Em função da pandemia do novo coronavírus, a final da competição acontece, pela primeira vez, sem a presença do público e com todas as medidas de segurança que fazem parte do protocolo sanitário da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O público pode acompanhar as provas desta sexta até domingo, 27, pelo site, Youtube e Facebook da ABCCC e pelo Lance Rural.