O comentarista do Canal Rural e ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, analisou os pontos positivos do novo Plano Safra anunciado nesta quarta-feira, 17. Segundo ele, “há uma predominância de pontos positivos neste Plano Safra, principalmente a redução da taxa de juros de crédito rural e volume importante de recursos para investimento”.
Ele avaliou que o programa conseguiu taxas de juros mais competitivas, principalmente em um momento de taxa Selic tão baixa. “Esse plano é muito bom e está acima da expectativa que estávamos esperando. Promoveu uma redução, especialmente, mais importante da taxa dos grandes produtores, que era de 8% e foi para 6%”, disse.
O comentarista lembra que, em 2003, quando era secretário, o plano montado estava em um cenário com a taxa Selic na casa de 26%. “Com taxa de juros mais barata atualmente, acaba custando menos ao Tesouro Nacional, por isso o Ministério da Economia foi muito flexível. Por outro lado, Paulo Guedes não tem motivos para ir contra o setor que está dando exemplo no Brasil e no mundo”, afirmou Wedekin.