Agronegócio

Problemas logísticos atrasam início das vacinações nos estados

De acordo com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a distribuição das vacinas estava coordenada para ser finalizada na quarta, 20; apesar da tentativa de adiantar o processo, dificuldades não foram superadas

Apesar da expectativa do governo federal de iniciar a vacinação contra covid-19 em todos os estados brasileiros às 17h desta segunda, 18, dificuldades na entrega das doses atrasaram o planejado. Até o final da manhã desta terça, 19, os estados de Rondônia, Roraima e Acre ainda não haviam iniciado a imunização de seus habitantes. Em Roraima, as vacinas só chegaram no início da manhã de terça depois de saírem do Centro de Distribuição Logístico do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

No meio da tarde de segunda, com os atrasos ficando evidentes, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que estava em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto falou sobre o assunto depois de ser questionado por uma jornalista.

“Nós tínhamos uma previsão de fazer toda a logística hoje [segunda] e os estados fazem a logística amanhã [terça] para os municípios e a partir daí a gente iniciar a campanha na quarta-feira. Os governadores, em comum acordo, me solicitaram que eu acelerasse ao máximo a distribuição pra que eles pudessem começar imediatamente ainda hoje [segunda]. Em alguns casos, uma aeronave pequena que não pode levar numa perna só, tem que fazer em dois voos. A aeronave grande, que faria um voo só, ía chegar apenas de noite. Então, você fraciona, entrega a primeira parte pra poder iniciar e na sequência chega a segunda parte”, explicou o ministro.

Entre os estados que conseguiram iniciar a vacinação ainda na segunda-feira estão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Piauí, Maranhão e Amazonas. Rio Grande do Sul foi o estado que aplicou a primeira dose com a hora mais avançada, depois das 23h de segunda.

Na manhã desta terça-feira, os estados que realizaram a primeira imunização foram Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba. O Distrito Federal também aplicou as primeira doses em trabalhadores da saúde nesta manhã.

Distribuição para o interior

Como a distribuição das vacinas para o interior deve ser feita a partir do plano desenvolvido por cada governador, não há expectativas nacionais sobre o início da imunização nas cidades brasileiras. Mato Grosso do Sul foi o estado com maior agilidade nesta logística. No início da manhã desta terça-feira, todos os 79 municípios já haviam recebidos as vacinas, de acordo com a assessoria de imprensa do governo do estado.

No Rio Grande do Sul, assim como em outros estados brasileiros, essa distribuição começou a ser realizada na manhã de terça-feira. A previsão dos governadores é de que a maior partes dos municípios estejam prontos para imunizar os habitantes a partir da quarta-feira, 20.