A empresa química alemã Basf, uma das maiores do mundo, anunciou que vai encerrar as atividades comerciais na Rússia e Bielorrússia até julho de 2022, por conta da invasão da Ucrânia pela Rússia. A multinacional havia anunciado, no dia 3 de março, que havia deixado de fazer novos negócios nestes países.
“A Basf condena veementemente o ataque russo à Ucrânia e a violência contra a população civil. A diretoria executiva decidiu agora encerrar também as atividades comerciais restantes da empresa na Rússia e na Bielorrússia até o início de julho de 2022. Estão isentos dessa decisão os negócios de apoio à produção de alimentos, pois a guerra corre o risco de desencadear uma crise global de alimentos crise”, informa a empresa em nota oficial.
Ainda há 684 funcionários da Basf trabalhando na Rússia e Bielorrússia. “Planos detalhados para uma cessação ordenada dos negócios da Basf nestes países estão sendo desenvolvidos. Em 2021, a Rússia e a Bielorrússia representaram cerca de 1% das vendas totais do Grupo Basf”, encerra a nota da empresa.