A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quinta-feira (16) com preços mais altos.
+ Abrapa: algodão foi a commodity que mais caiu na semana
Após o tombo da quarta-feira (16), em que o mercado rompeu para baixo a linha de US$ 1,80 a libra-peso, o dia foi de boa reação em NY. Os contratos março e maio recuperaram o patamar de US$ 1,80, fechando ligeiramente acima deste nível, o que mostra ser um ponto a ser vencido com mais força para cima para o mercado subir mais ou para baixo num movimento de descida.
O aperto na oferta no curto prazo segue como aspecto fundamental altista. O momento é de entressafra no Brasil e os produtores estão retendo bem o café à espera de melhores condições no mercado. Mostram-se capitalizados e ainda há tempo até a colheita e entrada de cafés da safra nova 2023 no país. Isso mantém-se como o fator de suporte.
Também tem sido comentado no mercado a preocupação com o clima excessivamente úmido em Minas Gerais, maior estado produtor do Brasil, o que pode trazer problemas adiante.
Vendas de café no Brasil
As vendas no Brasil seguem bem lentas. Levantamento de Safras & Mercado apontou que a comercialização da safra brasileira de café de 2022/23 até o último dia 15 de fevereiro alcançou 78% da produção, contra 75% do mês anterior. O percentual de vendas é bem inferior a igual período do ano passado, quando girava em torno de 86% da safra. E o fluxo de vendas também está abaixo dos últimos anos na média para o período (81%).
Já as vendas antecipadas da safra brasileira de café 2023/24, que será colhida a partir de abril/maio, estão em apenas 17% do total esperado a ser produzido. O percentual de vendas é muito inferior a igual período do ano passado, quando estava em cerca de 27% da safra.
Os contratos com entrega em março/2023 fecharam o dia a 180,70 centavos de dólar por libra-peso, alta de 3,85 centavos, ou de 2,2%. A posição maio/2023 fechou a 180,25 centavos, ganho de 3,25 centavos, ou de 1,8%.
Pauta para o ‘Mercado & Companhia’
Os preços do café no Brasil e no mundo repercutiram na edição desta sexta-feira (17) do ‘Mercado & Companhia’, telejornal do Canal Rural. Para falar sobre o assunto, o analista de mercado Haroldo Bonfá foi entrevistado pela jornalista e apresentadora Marusa Trevisan.
_____________
Fonte: Agência Safras.
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.