Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Deputados lançam coalizam para defender ações ambientais do Brasil

Parlamentares querem reforçar a representatividade institucional dos setores de biocombustíveis, bioenergia e outras energias de fontes renováveis

Parlamentares anunciaram no Salão Verde da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira , 27, a criação do movimento “Biocoalizão Parlamentar”, uma iniciativa que pretende reforçar a representatividade institucional dos setores de biocombustíveis, bioenergia e outras energias de fontes renováveis. Segundo informou a Agência FPA, Além da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), mais cinco colegiados compõem o grupo até o momento.

Os deputados e senadores entendem que o Brasil deve agir politicamente e ir além do discurso. Para eles, às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), mostrar o país engajado no esforço pela descarbonização e pelo estímulo à bioeconomia servirá como importante ferramenta para que o mundo olhe para o país com o papel de protagonista.

Segundo o deputado federal Pedro Lupion, coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara dos Deputados, a Biocoalizão é importante para unir as Frentes Parlamentares e fomentar políticas de Estado, de acordo com ele, essenciais para o país. “É a junção do trabalho e da força política, inclusive da FPA. Estamos falando de base de água e produtos agrícolas que se transformam em combustível. É o setor produtivo contribuindo efetivamente com a bioeconomia”, explicou.

O parlamentar acrescenta que a formação do grupo acontece em um momento importante, já que COP26 se aproxima, e o Brasil, na visão do deputado, deve se mostrar protagonista do tema ambiental. “Vamos mostrar que no Brasil existe energia limpa e renovável. Apresentar o verdadeiro lado do nosso país, que trabalha pela energia e pelo combustível barato e de qualidade”, afirmou.

“A FPA tem no seu programa o fortalecimento dos biocombustíveis, mais que isso defende energia solar e geração de energia a partir dos resíduos da produção animal”. Dessa forma, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), classificou a importância da Frente Parlamentar da Agropecuária na formação da Biocoalizão.

Segundo Jardim, a FPA se soma a outras frentes para de forma uníssona, defender os biocombustíveis. “O setor produtivo está junto conosco na defesa do biocombustíveis e energia renovável. Durante a pandemia fizeram pressão e falaram em diminuir a mistura do biodiesel, mas nós somos contrários. Não pode haver pressão em algo que valoriza o que é nosso”, enfatizou.

Além da FPA, fazem parte da Biocoalizão: Frente Parlamentar Valorização do Setor Sucroenergético; Frente Parlamentar Mista do Biodiesel; Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis; Frente Parlamentar da Bioeconomia e Frente Parlamentar da Economia Verde.

Sair da versão mobile