Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Exportação de granéis deve chegar 6,5 milhões de toneladas no porto de Paranaguá

No segundo trimestre deste ano, a previsão é que a exportação de grãos pelo porto alcance 2,1 milhões de toneladas por mês

Os terminais que operam no Porto de Paranaguá devem exportar 6,5 milhões de toneladas de granéis sólidos de exportação no segundo trimestre (abril a junho) deste ano. Em média, por mês, a previsão é embarcar 2,1 milhões de toneladas de soja, farelos, açúcar e milho.

Os volumes de milho e açúcar aguardados para os próximos três meses animam o segmento. Enquanto de abril a junho, no ano passado, não houve milho exportado pelo porto paranaense, neste ano os operadores devem embarcar 980 mil toneladas do produto. “A expectativa para o período é de alta, também para os volumes embarcados de açúcar a granel”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

De acordo com ele, a alta esperada no açúcar é de quase 8%. No segundo trimestre de 2021, mais de 1 milhão de toneladas do produto foram exportadas pelo porto de Paranaguá. “Neste ano, no período, o volume esperado é de 1,1 milhão de toneladas”, acrescenta.

No total, o volume projetado é cerca de 1 milhão de toneladas, menor do que foi movimentado nos mesmos três meses no ano passado. A queda é principalmente na soja, em grãos e farelo. “A quebra na produção, devido às condições climáticas adversas na lavoura durante o desenvolvimento da soja, fez com que os terminais reduzissem a expectativa de movimentação do produto”, afirma.

De soja, em grão, as empresas pretendem embarcar pouco mais de 2,9 milhões de toneladas pelo porto de Paranaguá no segundo trimestre. De farelo, são esperadas quase 1,4 milhão de toneladas.

Números consolidados de exportação

A exportação de granéis sólidos pelo Porto de Paranaguá no primeiro trimestre teve acréscimo de 12,3% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram 5,7 milhões de toneladas de soja, farelo, açúcar e milho carregados pelos terminais paranaenses, frente ao registro de 5,1 milhões de toneladas nos mesmos três meses de 2021.

“A alta na movimentação neste primeiro trimestre foi puxada, principalmente, pela exportação de soja em grão e farelo”, afirma Luiz Fernando Garcia.

Em grão, foram 3,3 milhões toneladas – cerca de 18,6% a mais que as 2,8 milhões de toneladas registradas em 2021. De farelo de soja, o volume exportado foi de 1,3 milhão de toneladas em 2022. De janeiro a março do ano passado foram 937,1 mil toneladas. A alta foi de 40,3%.

As exportações de milho, no período, ficaram praticamente no mesmo volume – 514,1 mil toneladas do grão foram embarcadas neste ano. No volume de açúcar houve queda: 554,6 mil toneladas carregadas nesse primeiro trimestre. Em 2021, foram 752,3 mil toneladas.

 

Sair da versão mobile