Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho

Falta de chuva começa a afetar produtividade do milho no Paraná

Na semana passada, 90% das lavouras estavam em boas condições; nesta semana, percentual caiu para 77%, segundo relatório do Deral

O clima seco causou impactos nas lavouras de milho do Paraná. De acordo com o relatório semanal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da secretaria da Agricultura, demonstrou uma piora nas condições das lavouras no estado. A primeira safra do milho verão já foi toda plantada. Há condição boa em 77% das lavouras, condição média em 20% e condição ruim em 3% das áreas. Na semana anterior eram 90% das lavouras em boas condições, 9% em condições médias e 1% ruins.

Entretanto, as regiões que mais produzem milho, como Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba, ainda apresentam boa qualidade na maioria das áreas. O impacto climático, até o momento, foi mais ameno nestas regiões. A expectativa, diante do cenário climático, é de potencialmente afetar a produtividade e termos um menor volume nesta safra. A análise é do administrador Edmar Wardensk Gervásio, do Deral.

Há previsão de poucas chuvas nas regiões produtoras no mês de dezembro, o que pode potencialmente afetar a produtividade e termos um menor volume nesta safra, mas o cenário pode mudar com as chuvas de janeiro, que tem previsão acima da média, de acordo com agrometeorologistas.

O desenvolvimento vegetativo do milho está em 26% ante 71% da semana anterior, floração em 43% ante 48% e frutificação 30% ante 13%. O Deral deve divulgar um balanço mensal na quarta-feira, dia 22.

Exportações de milho

Os dados consolidados das exportações, nos primeiros onze meses de 2021, mostraram que o Paraná exportou 471 mil de toneladas do cereal. Esse volume representa uma redução significativa comparada à média dos últimos anos, que gira em torno de 2 milhões de toneladas. A redução está diretamente ligada a uma menor safra e, como o consumo interno é relevante, o milho acabou ficando no mercado doméstico. Em 2020, o Paraná exportou 1,9 milhão de toneladas, o que gerou receita de 319 milhões de dólares.

Sair da versão mobile