Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Fertilizantes: agricultor vive momento positivo para compra, aponta Mosaic

A baixa nos preços dos fertilizantes foi liderada pelos nutrientes ureia, cloreto de potássio e fosfato monoamônico

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) alcançou, em janeiro deste ano, o número mais favorável dos últimos 19 meses: fechou em 0,99, ante 1,02 em dezembro e 1,49 em relação ao mesmo mês em 2022. Sempre que o indicador fica abaixo de 1, os agricultores têm uma relação de troca positiva. O indicador é divulgado mensalmente pela Mosaic.

+ Confira as últimas notícias de Agricultura do site do Canal Rural

O resultado do começo do ano se deve a uma maior redução dos preços dos fertilizantes (-2%) em relação ao das commodities agrícolas (-1,5%), além da queda dos custos logísticos internacionais do frete marítimo e da taxação nos portos brasileiros.

A baixa nos preços dos fertilizantes foi liderada pelos nutrientes ureia, cloreto de potássio e fosfato monoamônico. O mercado brasileiro demandou mais por fosfatados do que o mercado global, enquanto a procura por potássicos ficou estável. A menor demanda global por nitrogenados e a redução do gás natural influenciaram os custos de produção de fertilizantes.

Atualmente, a atenção do setor está voltada para a safra brasileira, principalmente com o começo da colheita de soja em Mato Grosso (MT). As influências das mudanças climáticas, especialmente com a presença do La Niña, na Argentina e no Sul do Brasil, também estão no radar do mercado de agronegócios.

Sobre o índice de fertilizantes

remineralizadores, fertilizantes
Foto: Pixabay

O índice é também ponderado pelo câmbio, que teve variação de 0,8% para baixo no dólar com o cenário político e macroeconômico considerado otimista, com boas perspectivas dos bancos internacionais sobre o mercado mundial.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile