Agricultura

MG: Sistema Faemg lança mobilização para ajudar produtores afetados pelas chuvas

Ajuda Minas vai envolver produtores e representantes do governo na busca por soluções para amenizar as perdas por conta das chuvas

Os produtores rurais de Minas Gerais, que sofreram com as fortes chuvas do fim do ano passado e do início deste ano, pode ter algum alento. Nesta quinta-feira (3), o Sistema Faemg anunciou o Ajuda Minas, inciativa que vai contar com o apoio de sindicatos e representas do poder público na busca por ações efetivas que auxiliem os produtores a amenizarem as perdas por conta das chuvas especialmente aos pontos relacionados com a liberação de recursos.

Durante o lançamento do programa, os problemas climáticos foram os principais temas da pauta dos debates. Mas os deputados também apontaram outras questões que afligem os produtores rurais, como projetos de lei para facilitar os barramentos (que garantem a água para os períodos de seca e as contenções para as épocas das fortes chuvas), isenção de tributos para o agro (para que os produtos cheguem mais baratos ao consumidor brasileiro), aposentadoria da mulher rural, mais recursos para o setor, menos burocracia para acesso ao crédito, entre outros.

Foto: Canal Rural

“O Ajuda Minas teve o objetivo de canalizar os fatos e as necessidades geradas pelas fortes chuvas e mostrar, de maneira clara, transparente e amigável para os nossos governantes. Esperamos que eles tomem as providências devidas. E, mais do que esperar resultados, vamos continuar cobrando para que os nossos produtores possam voltar a produzir, que é o que eles sabem fazer e o que as cidades precisam, pois as pessoas têm que se alimentar. Tratamos aqui deste passado recente, mas também vimos e reforçamos que temos que planejar melhor o futuro, porque os problemas climáticos continuarão sendo uma realidade”, diz Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg.