O plantio da safra 2021/22 de soja chegou na quinta-feira (25) a 90% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de quatro pontos percentuais sobre os 86% da semana anterior e supera os 87% do mesmo período do ano passado.
Nesta reta final de plantio, o Rio Grande do Sul segue no foco devido ao tempo seco que tem predominado no estado agora em novembro e que pode levar ao replantio de áreas recém-semeadas.
Pancadas de chuva voltaram a ser registradas na quinta-feira (25), especialmente na porção oeste dos três estados do Sul, mas mais volumes e melhor cobertura são necessários para normalizar a umidade do solo.
Além do Rio Grande do Sul, também há preocupação em áreas recém-plantadas com soja em Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, bem como em áreas já em floração no oeste do Paraná.
Milho
Com 93% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil já plantada até quinta-feira (25), o milho verão segue para a reta final da semeadura com condições climáticas favoráveis em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Nos estados do Sul, onde o plantio já está concluído ou próximo do fim, os produtores seguem preocupados com a baixa umidade.
Embora as chuvas da semana passada tenham levado algum alívio às lavouras, o Rio Grande do Sul já tem perda de potencial e também há temores de prejuízo em Santa Catarina e no Paraná.