A região da Grande Teresina, que concentra uma população de 1.043.443 habitantes, segundo o IBGE, abrangendo 13 municípios. Trata-se de um projeto social de incentivo à produção dos pequenos agricultores. O trabalho será focado na “modernização dos sistemas agrícolas e na intensificação da produção”, com o uso correto da irrigação.
A largada do já foi dada, com a seleção das comunidades Ave Verde e Soinho, ambas na zona rural leste da capital piauiense. Lá, serão instaladas unidades demonstrativas para melhorar os sistemas em uso.
A primeira atividade técnica foi concluída, segundo José Alves Câmara, coordenador do projeto. “Para conhecer a fertilidade das unidades de duas comunidades selecionadas, ou conhecer a fertilidade das unidades como unidades minadas”.
Foi também a “fertilidade composta nas duas comunidades”. Outra ação importante para a execução do projeto foi o início do processo de compra de insumos e equipamentos. Como próximo a ser apresentado, segundo Câmara, serão visitas às comunidades dos municípios de José de Freitas, Altos, Demerval Lobão, Nazária e União, para a seleção dos locais onde o projeto vai ser implantado.
Oportunidades agrícolas na Grande Teresina
O analista destaca que algumas comunidades, também em Teresina, foram pré-selecionadas em função da importância da missão delas e pela parceria com a Embrapa. “É o caso da Fazenda da Paz – diz Câmara – que trabalha com uma recuperação de dependentes químicos, e da Associação dos Moradores de Buenos Aires (AMBA), que já mantém uma parceria com a Embrapa Meio-Norte há mais de 10 anos” .
Com informações da Embrapa.