As condições das lavouras de milho e soja dos Estados Unidos apresentaram piora na última semana. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 16, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), para a soja, até o dia 15 de agosto, 57% das lavouras estavam entre boas e excelentes condições. O número ficou abaixo do percentual esperado pelo mercado, de 60%. Além disso, 28% das plantas estão em situação regular e 15% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana anterior, os índices eram de 60%, 27% e 13%, respectivamente.
- Milho: consultoria prevê menor oferta nos EUA e eleva consumo na China
- Preço da soja para o produtor do Paraná aumentou 155% nos últimos cinco anos
Para o milho, o cenário também é de piora. Dados consolidados até o dia 15 deste mês mostram que 62% estavam entre boas e excelentes condições, enquanto o mercado esperava 64%. 25% em situação regular e 13% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana anterior, os números eram de 64%, 25% e 11%, respectivamente.
Algodão e trigo
Diferente do milho e da soja, a situação das lavouras de algodão é melhor nos Estados Unidos. Até o dia 15, 67% estavam entre boas e excelentes condições, 28% em situação regular e 5% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana anterior, os percentuais eram de 65%, 28% e 7% pontos, respectivamente.
Para o trigo de primavera, a área colhida chega a 58%, acima da projeção do mercado, de 57%. Sobre o estado das lavouras, 11% apresentam boas e excelentes condições – o mercado esperava 11%. Outras 26% estão em situação regular e 63% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana passada, os percentuais ficavam em 11%, 28% e 61%, respectivamente.