Abate de frango no Paraná cresce 11,62% no 1º semestre

Indústrias abateram 893,84 milhões de cabeças, um incremento de 11,62% na comparação com o registrado em igual período do ano passado

Fonte: MPT-RS/Divulgação

A produção de frango no Paraná está crescendo em ritmo acelerado este ano. No primeiro semestre, as indústrias abateram 893,84 milhões de cabeças, um incremento de 11,62% na comparação com o registrado em igual período do ano passado, quando 800,76 milhões de aves foram abatidas. Os dados foram divulgados nesta quinta, dia 14, pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar).

O Paraná é o maior produtor e exportador de frango do país. Ainda de acordo com o sindicato, para o fechamento do ano, a expectativa é de aumento de 5% a 8% na produção e exportação da proteína. O Sindiavipar ressalta que o crescimento aconteceu, apesar do aumento dos custos, como a alta no preço do milho e da soja, e as instabilidades econômicas vividas no país.

“Estamos diante de mais um ano desafiador para a indústria avícola paranaense, mas, com competência e planejamento adequados, conseguimos encerrar o semestre com números expressivos”, afirmou, em nota, o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

As exportações também avançaram nos seis primeiros meses do ano, para 810,45 mil toneladas de carne de frango embarcadas pelo Paraná, 17% acima do reportado em igual intervalo de 2015 (692,76 milhões de toneladas), segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compiladas pelo Sindiavipar.