A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que a abertura do mercado da Índia para a carne de frango do Brasil, anunciada nesta segunda-feira, dia 29, na Agrishow pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já era esperada.
“As certificações sanitárias estavam prontas, mas a efetivação de vendas ainda não tinha ocorrido”, explicou a entidade por meio de sua assessoria.
Segundo a ABPA, porém, sobre as vendas ao país será aplicada tarifa de 30%, mesmo percentual adotado pelo Egito nos embarques de frango inteiro.
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De acordo com a associação, até então as tarifas de importação inviabilizavam as exportações. A projeção sobre o potencial de embarque que o mercado indiano representa para o frango do Brasil ainda não foi calculada.
Sabe-se, porém, que o consumo da proteína está subindo naquele país. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que, em 2018, o consumo per capita de frango na Índia estava em 2,18 quilos por ano. Em 2019, a perspectiva para este volume avança a 2,23 quilos.