EMBRAPA

Aves e suínos: custo de produção sobe em dezembro, mas cai no acumulado de 2023

Analistas preveem uma normalização nos preços no segundo semestre deste ano

Em relação aos custos de produção de aves e suínos, dezembro viu um aumento, mas no acumulado dos últimos 12 meses de 2023, houve uma redução superior a 20%, conforme a Central de Inteligência da Embrapa Suínos e Aves. Marcelo Miele, pesquisador da Embrapa, destaca que o aumento nos custos em 2023 ocorreu devido à elevação nos preços do milho e outros fatores, como genética e despesas não ligadas à ração.

Sobre a redução nos custos, Miele explica que, em janeiro de 2023, a Embrapa ajustou os coeficientes técnicos, impactando positivamente os custos. Para suínos, a redução foi de 23%, sendo cerca de 15% atribuídos às mudanças nos coeficientes técnicos. No caso dos frangos, a mudança gerou uma redução de 10%.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Quanto às perspectivas, Miele aponta uma tendência de pressão inicial nos custos, principalmente devido ao aumento nos preços do milho. Entretanto, analistas preveem uma normalização nos preços no segundo semestre, com alguma incerteza devido a eventos climáticos.

Miele destaca a importância do acompanhamento diário das finanças, o conhecimento do mercado e a gestão adequada de insumos para ajudar produtores a equilibrar as contas. Essas dicas visam auxiliar na tomada de decisões e enfrentar as oscilações nos custos de produção ao longo do ano.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.