PROTEÍNA

Brasileiro vai presidir Conselho Internacional da Avicultura

Ricardo Santin, da Associação Brasileira de Proteína Animal, é o primeiro brasileiro a comandar a instituição máxima do setor

Ricardo Santin, ABPA, brasileiro, avicultura
Foto: Divulgação/ABPA

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, é o novo presidente do International Poultry Council (IPC, sigla em inglês), entidade máxima da avicultura mundial.

A eleição aconteceu na sexta-feira (1º), durante reunião do comitê executivo da entidade.

Santin assume a liderança da principal entidade global da avicultura, composta por 54 membros de 30 países, representando mais de 73% da produção mundial de carne de aves e mais de 86% das exportações avícolas globais.

Com uma produção anual de 130 milhões de toneladas e um PIB global na cadeia de mais de US$220 bilhões, a organização é o epicentro de debates cruciais sobre questões sanitárias, promoção de imagem e outros temas essenciais para o avanço do setor.

Como novo presidente do IPC, Santin diz que vai reforçar a presença global do conselho, focado em questões relativas aos desafios sanitários globais (especialmente em relação à influenza aviária), fortalecimento da imagem da cadeia avícola e da representatividade do conselho junto aos principais órgãos internacionais, entre outros pontos.

“É uma honra e um grande desafio assumir a presidência do IPC, em um momento especialmente importante para os rumos da avicultura global. Temos questões intrassetoriais a serem superadas e temas que avançam sobre a cadeia alimentar global. Neste sentido, trabalharemos para construir, de forma uníssona, soluções que alcancem todos os elos da cadeia produtiva dentro de seu propósito de produzir alimentos de forma ampla e democrática, auxiliando a segurança alimentar global e reafirmando o papel dessa fundamental proteína”, diz Santin.