A informação foi confirmada pela Agência Canadense de Inspeção dos Alimentos (Acia) que decretou quarentena na região para combater o avanço da doença. A agência deve ainda conduzir novos testes para avaliar melhor a situação.
Em dezembro, a Acia anunciou que oito propriedades haviam sido infectadas por um surto da gripe, na província de British Columbia. Nos Estados Unidos, desde dezembro, o Departamento de Agricultura do país confirmou casos do vírus em Oregon, Washington, Idaho, Califórnia, Minnesota e Missouri. Em janeiro, a China suspendeu a importação de aves e ovos dos EUA por causa da doença.
Causada por subtipos do vírus influenza, como o H5N1, H5N8 ou H7N7, a gripe aviária é considerada uma zoonose, ou seja, doença transmissível entre animais e homens, com alto índice de mortalidade das aves infectadas.
Os principais sintomas clínicos do vírus são sinais nervosos e dificuldade de locomoção, sinais respiratórios e dificuldade de respiração, edema na crista e nas patas dos animais e depressão. No entanto, o H5 não impõe risco à segurança alimentar quando a carne é cozida.