Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Canadá confirma caso de gripe aviária em Ontário

Agência Canadense de Inspeção dos Alimentos decretou quarentena na regiãoTestes preliminares detectaram a presença do vírus da gripe aviária, o H5, em uma granja de perus nas proximidades da cidade de Woodstock, no sul da província de Ontário, no Canadá.

Fonte: Divulgação/Pixabay

A informação foi confirmada pela Agência Canadense de Inspeção dos Alimentos (Acia) que decretou quarentena na região para combater o avanço da doença. A agência deve ainda conduzir novos testes para avaliar melhor a situação.

Em dezembro, a Acia anunciou que oito propriedades haviam sido infectadas por um surto da gripe, na província de British Columbia.  Nos Estados Unidos, desde dezembro, o Departamento de Agricultura do país confirmou casos do vírus em Oregon, Washington, Idaho, Califórnia, Minnesota e Missouri. Em janeiro, a China suspendeu a importação de aves e ovos dos EUA por causa da doença.

Causada por subtipos do vírus influenza, como o H5N1, H5N8 ou H7N7, a gripe aviária é considerada uma zoonose, ou seja, doença transmissível entre animais e homens, com alto índice de mortalidade das aves infectadas.

Os principais sintomas clínicos do vírus são sinais nervosos e dificuldade de locomoção, sinais respiratórios e dificuldade de respiração, edema na crista e nas patas dos animais e depressão. No entanto, o H5 não impõe risco à segurança alimentar quando a carne é cozida.

Sair da versão mobile