Os preços médios deste mês da carne suína e bovina, ambas negociadas no atacado da Grande São Paulo, estão acima dos verificados em abril.
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) ressaltam que a valorização observada para a carne suína vem ocorrendo em ritmo mais intenso do que a registrada para a carne bovina.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O valor da cacaça suína especial negociada no atacado da Grande São Paulo, com ICMS, foi de R$ 10,09/kg nesta quarta-feira (22), segundo o Cepea. A variação dentro do mês é de 7,45%.
Já no caso da proteína de aves, também no atacado da Grande São Paulo, os valores estão em queda. A média de preço do quilo de frango congelado no dia 22 foi de R$ 7,02, queda de 1,54% do começo do mês até agora.
Diante desse cenário, a competitividade da carne suína vem caindo frente às principais substitutas neste mês, segundo o Cepea. Pesquisadores da entidade indicam que, com o preço médio se aproximando da carne bovina e se distanciando da carne do frango, a competitividade da carne suína diminui.