As autoridades sanitárias chinesas reabilitaram nesta semana três plantas exportadoras de carne de frango do Brasil, informou nesta terça-feira, dia 18, em nota a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A reabilitação foi feita pela Administração Geral de Quarentena, Inspeção e Supervisão da Qualidade da República Popular da China (AQSIQ), conforme publicado no site dessa entidade. Segundo a ABPA, as unidades reabilitadas são da Seara (SIF 1194, de Amparo/SP), BRF (SIF 18, de Dourados/MS) e Copacol (SIF 516, de Cafelândia/PR).
A efetivação dos embarques aguarda, apenas, a conclusão das tramitações oficiais pelos governos do Brasil e da China. A suspensão dessas plantas, contudo, havia ocorrido antes dos impactos causados pela operação Carne Fraca, deflagrada em 17 de março pela Polícia Federal (PF), ressaltou a ABPA.
“A reabilitação dessas unidades frigoríficas é um gesto de grande confiança das autoridades chinesas no sistema produtivo brasileiro. Sob a liderança do ministro Blairo Maggi (Agricultura), o setor de proteína animal brasileiro tem trabalhado fortemente para recuperar a credibilidade internacional, após as consequências da divulgação da Carne Fraca. Essas reabilitações são amostras dos avanços conquistados”, afirmou, em nota, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.