
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul causaram grandes perdas para o setor avícola do estado.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Segundo a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), mais de 300 mil aves morreram nas regiões afetadas, principalmente no Vale do Taquari, responsável por 20% da produção estadual.
Produtores perderam aves, material genético, equipamentos e estruturas. Um produtor de Taquari perdeu quase 100 mil aves em um aviário completamente inundado.
José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav, afirmou que o setor busca apoio dos governos federal e estadual para se recuperar. “A tragédia foi em largas proporções… esse produtor e a indústria vão ter que buscar algum amparo econômico”, disse.
A Asgav busca isenções para aquisição de materiais de construção e equipamentos, além de linhas de crédito específicas para manter a atividade.
Indústrias não afetadas ou com filiais em outros estados têm colaborado com doações de alimentos para as regiões atingidas. A Asgav ainda levanta os dados sobre os prejuízos totais.